6 DICAS PARA CRIAR ILUSÃO DE AMBIENTES MAIORES

6 DICAS PARA CRIAR ILUSÃO DE AMBIENTES MAIORES

Entenda as necessidades do seu cômodo (escolha de cores piso/parede)

Se você procura por um ambiente maior, pintar o teto e as paredes de cores escuras não é o recomendado, já que elas criam a ilusão de espaços ainda menores. Mas, mesmo com esta dica, ainda é interessante considerar as particularidades de cada ambiente. Para alongar um cômodo, por exemplo, investir em piso e teto mais claros que as paredes é uma boa opção; já ambientes com piso, parede de fundo e teto mais claros, apesar de “estreitarem” o ambiente, criam a impressão de um pé direito mais alto.

 

Invista no uso de espelhos

Apesar de ser bem conhecida por muitos, é sempre interessante relembrar esta dica. Por “duplicarem” o conteúdo em frente a eles, os espelhos criam a ilusão de um ambiente maior e mais amplos. Quanto maiores, melhores!

 

Opte por móveis multiuso (Baú na ponta da cama etc.)

Por se tratar de um espaço pequeno, otimizar as funcionalidades dos móveis é essencial para que a circulação nele seja facilitada. Armários com gaveteiros, baús na ponta da cama e nichos nas paredes podem ajudar neste propósito.

 

Utilize de listras verticais

Se utilizadas da forma correta, as listras verticais criam a ilusão de um ambiente mais alto. Investir em papéis de parede, persianas e prateleiras com acabamento vertical podem ser muito úteis quando a intenção é fazer com que seu ambiente pareça maior.

Esteja atento à iluminação

Como já mencionamos anteriormente, prezar pela claridade no ambiente (nas cores e objetos) é de extrema importância para cumprir o objetivo de fazer com que um cômodo aparente ser maior do que ele realmente é. Por isso, permitir a entrada de claridade e investir em lâmpadas e luminárias de LED, por exemplo, se tornam dicas essenciais e simples, garantindo, inclusive, que o ambiente esteja sempre confortável e arejado.

Escolha cortinas que fiquem próximas do chão

Com o mesmo princípio das linhas verticais, o uso de cortina alongadas, próximas ao chão, contribui para a expansão do ambiente e sua altura. Uma boa opção para otimizar as últimas três dicas deste post é optar pelo uso de persianas verticais de maior comprimento: elas são simples de instalar, permitem entrada total de luz no cômodo quando abertas e existem diversos modelos, que combinam com diversos tipos de ambientes. Você pode conferir algumas opções aqui.

 

Viu só? É possível deixar seus ambientes ainda mais confortáveis e amplos, sem a necessidade de reformas e quebra de paredes. Você conhece mais alguma dica para ajudar na impressão de aumento de cômodos? Fala pra gente!

 

Voltar para o blog